PORTAL BA.GOV.BR 0225

Palmeiras é alvo de racismo nas arquibancadas em vitória contra Sporting Cristal pela Libertadores

Na partida em que o Palmeiras derrotou o Sporting Cristal por 3 a 2, um incidente lamentável ocorreu nas arquibancadas.

Por Da Cunha em 04/04/2025 às 15:52:12
Foto: Globo Esporte

Foto: Globo Esporte

Na partida em que o Palmeiras derrotou o Sporting Cristal por 3 a 2, um incidente lamentável ocorreu nas arquibancadas. Um torcedor do time peruano foi flagrado imitando sons e gestos de um macaco, direcionando suas ofensas à torcida visitante. O ato de racismo rapidamente se espalhou pelas redes sociais, gerando indignação entre os fãs e a comunidade esportiva. Leila Pereira, presidente do Palmeiras, já tinha criticado a Conmebol pela falta de rigor nas punições relacionadas a atos racistas. “Já que a Conmebol não consegue coibir esse tipo de crime (racismo), não consegue tratar os brasileiros com o tamanho que os clubes representam à Conmebol, por que não pensar em nos filiarmos à Concacaf? Só assim vão respeitar o futebol brasileiro”, declarou.

O Palmeiras, em sua nota oficial, reforçou que as ações tomadas até o momento são insuficientes para erradicar a discriminação racial no futebol.

É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol.

A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos.

Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a Conmebol tomem as devidas providências; do contrário, gestos como aos que assistimos hoje continuarão se repetindo, com a bênção da impunidade.

Quanto ao Palmeiras, seguimos leais ao nosso compromisso de lutar contra toda e qualquer forma de discriminação. Racismo não é provocação! Racismo é crime!

No campo, a vitória do Palmeiras foi garantida com gols de Richard Ríos, Estêvão e Piquerez, que contribuíram para a conquista de três pontos importantes na fase de grupos da Libertadores.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro
Lajupresentes

Comentários